quarta-feira, 10 de novembro de 2010

COMPLEXO TURÍSTICO DA CACHOEIRA

COMPLEXO TURÍSTICO
DA CACHOEIRA
Desde a inauguração em 2008, o local ainda é um dos locais
mais frequentados pelos turistas em Salto/SP

Inaugurado no dia 06 Dezembro de 2008, o Complexo Turístico da Cachoeira é sem dúvida o principal atrativo turístico da Estância Turística de Salto (100 km de SP). O complexo compreende vários atrativos como: Jardim Tropical, Ilha dos Amores, Mirante, Memorial do Rio Tietê, Ponte Pênsil, Caminho das Esculturas e o mais recente atrativo, o Pavilhão das Artes.
Cada atrativo do Complexo recebe uma atenção especial por parte da população de Salto, que frequentemente visitam o local e levam os amigos e parentes de outras cidades quando vêem em Salto, mas, grande parte das visitas são realizadas por escolas (públicas e particulares). Devido a grande quantidade de atrativos num único lugar, é possível percorrer tudo a pé e se cansar, bancos com sombra e água fresca não faltam.
O Jardim Tropical possui muitas árvores de grande porte, algumas com mais de 50 anos, com um paisagismo ímpar, com uma belíssima fonte. Há também um pequeno parquinho, onde as crianças menores se divertem muito.

ILHA DOS AMORES
http://estanciatursticadesalto.blogspot.com

Na Ilha dos Amores é possível chegar bem próximo do Rio Tietê e da Cachoeira (que deu origem ao nome da cidade: SALTO). É possível também ver a Barragem de Porto Góes e a Ilha da Usina (que em breve será um parque).

MEMORIAL DO RIO TIETÊ
www.salto.sp.gov.br

Já o Memorial do Rio Tietê merece um post exclusivo! É simplesmente fantástico... O memorial contempla todos os aspectos do Rio Tietê: físico, histórico, cultural, e utilitário. No local é possível ficar um dia inteiro falado sobre o mais importante rio de nosso Estado.


MIRANTE
http://www.salto.sp.gov.br/
 
Do Mirante é possível ter uma belíssima visão da Cachoeira chamada pelos índios de Ytu-Guaçu (que em português significa Salto Grande).

 
PONTE PÊNSIL
www.salto.sp.gov.br

A centenária e pitoresca Ponte Pênsil é onde as crianças e jovens mais gostam, e não é para menos: são 75 metros de extensão passando na margem do rio há cerca de 20 metros de altura e como o próprio nome já diz: pênsil (ela balança!).

CAMINHO DAS ESCULTURAS
www.salto.sp.gov.br

Chegando no outro lado da ponte, os visitantes irão encontrar seis grandes estátuas em tamanho real que representam as pessoas que ao longo dos séculos utilizaram do Rio Tietê. São eles: o índio, o bandeirantes, o jesuíta, o pintor/viajante, o pescador e a operária. Além destas estátuas há também a grande estrutura do onde funcionou um teleférico que ligava a antiga Brasital com a Fábrica de Papel.

PAVILHÃO DAS ARTES
www.salto.sp.gov.br

O mais novo atrativo do Complexo é o Pavilhão das Artes, inaugurado neste ano (2010). Ele veio substituir a antiga Concha Acústica, local onde haviam shows e demais espetáculos da cidade. A construção moderna e despojada atraiu e ainda atrai muitas pessoas para conhecer o local, que agora não mais cobre a visão do Rio Tietê do público nos dias de espetáculos, como ocorria anteriormente.
Portanto, conhecer Salto é conhecer a história do Estado de São Paulo, é conhecer a história do Rio Tietê e dos milhares de blocos de granitos róseos encontrados por ai (além é claro, do mais famoso do mundo: a Rocha Moutonnèe).
Se ainda não conhece a cidade, no próximo feriadão (15 de novembro) é uma excelente oportunidade para conhecer. Salto está localizada bem próximo de São Paulo (Capital – 100 km) e você ainda poderá conhecer Itu também, há apenas 7 km de Salto. Mas lembre-se, com um Guia de Turismo você poderá aproveitar melhor o seu tempo e ainda acrescer ainda mais informações para você.

[Guilherme Guarnieri]

DICAS:

- Em Salto há várias opções de restaurantes. Em frente ao Complexo há o Restaurante Dom José, que oferece uma excelente comida caseira. Fale que me conhece (não vai mudar nada... hehehe) pois ele te atenderá da mesma forma. A mesma coisa no Restaurante Scallet, onde há muitas opções de pratos quentes e frios.
- Não deixe de experimentar as famosíssimas Empadas Fritas, quitute tradicional de Salto.
- Se preferir ficar na cidade, o Hotel Porto Seguro é três estrelas e as diárias não são caras (DBL R$ 120,00 aproximadamente).

MAIORES INFORMAÇÕES:

FOOX VIAGENS E TURISMO LTDA.
(Agência de Turismo Receptivo)
' Tel.: (11) 4021-2343 ou (11) 6190-8608
; E-mail: fooxtur@hotmail.com.br

É UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA VOCÊ
QUE GOSTA DE SAIR TURISMANDO POR AI!
turismandoporai@r7.com

Um comentário:

  1. Linda matéria sobre Salto, fico feliz em saber que estão investindo, cada dia mais, no turismo. Falta uma matéria específica falando da "Empada Frita" afinal é um patrimônio da cidade.

    ResponderExcluir