quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ROTEIRO DOS BANDEIRANTES



ROTEIRO DOS BANDEIRANTES
Redescobrindo o interior Paulista!
.
O Roteiro dos Bandeirantes é uma excelente opção para estes conglomerados de feriados no mês de novembro (02 – Finados; 15 – Proclamação da República e 20 – Consciência Negra). Composto pelas cidades Santana de Parnaíba, Araçariguama, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê o passeio propicia um retorno no tempo, mais especificamente nos séculos XVII e XVIII.
A maior parte do roteiro é realizado na SP-312, conhecida como Rodovia dos Romeiros/Estrada Parque, que liga a grande parte das cidades acima, tendo como companheiro o Rio Tietê, usado como estrada fluvial, divisor de municípios, e demais características que o torna único.
Conhecer essa região é entender a história da ocupação do interior paulista, abordando temas como a formação do povo brasileiro, as formações das cidades que compõe o roteiro, as características de cada uma delas, degradações sofridas ao longo dos anos, os movimentos que surgiram motivados suas causas e consequências.
Nossa história também está intimamente ligada às Monções, expedições dos séculos XVII e XVIII que partiram do Porto Geral, em Araritaguaba, atual Porto Feliz, em busca de ouro em Mato Grosso e no sul de Goiás. Assim como as bandeiras, as monções também foram responsáveis pelas formações de vários municípios do interior do país e pela expansão do território brasileiro.
O que é importante visitar? Esta dica é imprescindível para que o roteiro se torne dinâmico e capaz de ser exeqüível em um, dois, três ou mais dias.
A dica do TURISMANDO POR AI é para quem pretende ficar pelo menos dois dias. Confira:
.
.
Santana de Parnaíba (1580)
Matriz: Tombada pelo CONDEPHAAT, sua atual edificação é datada de 1882. Seu estilo é eclético, o piso em canela preta e detalhes internos nos estilos barroco e rococó. Olhando o seu interior e observando os detalhes o visitante ficará impressionado com o local.
Museu Casa do Anhanguera: típica construção bandeirista urbana, foi construída próximo da segunda metade do século XVII, em taipa de pilão e pau-a-pique. Acredita-se que no local tenha vivido Bartolomeu Bueno da Silva, o “Anhanguera”. O museu é um dos principais atrativos de escolas e universidades e ponto obrigatório no Roteiro dos Bandeirantes.
Coreto Maestro Bilo: O coreto foi construído em 1892 com ferros vindos da Inglaterra. Interessante construção, localizado na Praça 14 de Novembro, ao lado da matriz aos finais de semana fica rodeado por barracas de artesanato. O local também é palco de diversas atrações musicais da cidade.
.
Uma excelente opção para almoço em Santana de Parnaíba é o restaurante São Paulo Antigo, localizado próximo da Matriz, quase ao lado do Museu Casa do Anhanguera. A comida servida no local é totalmente caseira, caipira. Sua especialidade é o Porco à Pururuca servido aos sábados.
. .
. .
Araçariguama (1648)
Entrada da Mina de Ouro.
Matriz Nossa Senhora da Penha: A atual paróquia surgiu como capela datada do inicio de 1600. Sua fundação influenciou diretamente o povoamento de Araçariguama. Sua construção e seu interior são interessantes.
Mina de Ouro: O Morro do Canta Galo possui 4 cavas de extração de ouro, dentre as Minas seus túneis variam de 100 M a 15 M, onde possuem de 1,80 M a 160 M de altura por aproximadamente 1 M de largura. E você, já visitou alguma mina de ouro? Não? Está esperando o quê?
.
Em Araçariguama não deixe de visitar a velha mina de ouro. Passeio imperídvel!
.
.
Pirapora do Bom Jesus (1725)
Matriz de Pirapora e arredores.
Matriz e Santuário do Senhor Bom Jesus: Recentemente restaurada, dentro abriga a imagem do Senhor Bom Jesus, encontrada no Rio Tietê em 1725 e a quem foi dada a autoria de milhares de milagres. Recebe anualmente cerca de 500 mil pessoas.
Seminário Premostratense: Em seu interior há uma capela que foi esculpida a mão em 1928, feita em estilo gótico. No interior do seminário há um grande e belo jardim com viveiros de pássaros e uma aquário natural. Além destes atrativos há o museu do local, que abriga muitas curiosidades com um acervo que vai além do seminário: animais empalhados, armamentos de guerra, utensílios de época, etc. O local é uma excelente opção de visita, fique atento apenas aos horários de funcionamento do local. O atrativo é pago.
.
Em volta da Matriz e Santuário há muitas lojas de lembranças (souvenires). Na semana Santa a cidade fica intransitável.
Se tiver um tempinho, vá ao Museu do Samba Paulista. A cidade de Pirapora do Bom Jesus é o “Berço do Samba Paulista”.
.
.
Cabreúva (Séc. XVIII)
Matriz Nossa Senhora da Piedade: Sua construção é recente (porém a base é de taipa de pilão) e com algumas curiosidades que deixo para que os visitantes as descubram. Em frente da Matriz há uma praça, um local gostoso para passar alguns minutos.
.
Cabreúva é conhecida com a “Terra da Amizade” e como “Terra da Pinga”, por isso, não deixe de fazer amigos por lá nem de trazer uma boa “branquinha” para os amigos que deixou em sua cidade. Um dos alambiques mais conhecidos é o “Rainha da Praia”, próximo a saída para Itu.
Uma excelente opção para almoço em Cabreúva é o restaurante Dona Nena (11 4528-4205). Local com decoração diferenciada, possui uma boa quantidade de opções servidas no almoço. A comida é caseira, feita no fogão a lenha.
.
.
Matriz N. S. da Candelária,
em Itu/SP
Itu (1610)
Gruta da Glória: Localizada ao longo da Estrada dos Romeiros, entre as cidades de Cabreúva e Itu, é um bom local para fotografias e observação da paisagem.
Fazenda da Serra: Popularmente conhecida como Fazenda do Chocolate, é uma fazenda com quase 400 anos. No local, além de sua rica história há muito atrativos para toda a família (cavalos, avestruz, pônei,, carpas, patos, araras, pavões, etc), além de muita guloseima (chocolates, licores, queijos, pães, doces, pingas, etc.). Não deixe de provar o delicioso chocolate tipo gourmet produzido no local. Você pode ver a fábrica de chocolate através de um grande visor de vidro. Faça o passeio com os caipiras mais famosos do Brasil: Compadre Timóteo e a Comadre Amélia Conói. É pago, mas vale cada centavo.
Eixo Histórico: O Eixo Histórico de Itu abrande um grande número de atrativos ao longo de uma rua (tem mais locais, porém o principal está na mesma rua), a antiga Rua Direita, atual Rua Paula Souza e Rua Barão do Itaim (mesma rua, porém com dois nomes). As igrejas do percurso são fantásticas, lindas e com muita história. A principal é a Matriz Nossa Senhora da Candelária, considerada a maior jóia do Barroco Paulista. Entre nos museus da Energia (pago) e Republicano (gratuito). Não deixe de visitar as lojas de lembranções, as crianças irão adorar. Ah, não se esqueça de tirar fotos próximo ao orelhão gigante e do semáforo. Faça todo trecho do eixo à pé.
.
Aos mais afortunados, há o Bar do Alemão (11 4023-1393). Muito conhecido em todo o Estado, recebe inúmeras personalidades. Aos aficionados por carros, aos finais pode passar por lá para ver muitos importados, com destaque as marcas Porche e Ferrari (que eu mesmo já vi).
A nós, mortais (hehe...), há o Restaurante Chácara (11 4023-1910), que serve uma excelente comida caseira com um preço pra lá de apetitoso.
Se tiver com tempo, não deixe de ir a Chácara do Rosário (1756) (11 9607-7483) para uma cavalgada, principalmente durante o pôr-do-sol e nas noites de lua cheia.
.
.
Cachoeira Ytu-Guaçu, em Salto/SP
Salto (1698)
Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat: Igreja de construção recente (1936), porém abriga em seu interior uma imagem seiscentista, de barro cozido. Apesar de relativamente nova, seu interior também é muito bonito com o altar feito em granito róseo, típico granito de Salto e região. Em frente a Matriz há uma praça com o coreto e um monumento que simboliza o momento de “inauguração” da igreja, considerado o momento de fundação da cidade.
Complexo Turístico da Cachoeira: Este local compreende vários atrativos como: Jardim Tropical, Ilha dos Amores, Mirante, Cachoeira, Memorial do Rio Tietê, Ponte Pênsil e Caminho das Esculturas. Todos os atrativos são gratuitos e indispensáveis a visitação. As crianças e adultos irão ao delírio na Ponte Pênsil devido ao seu balanço (a ponte foi calçada, portanto balança pouco, não se preocupe).
.
Aos domingos em Salto há belíssimas apresentações no Complexo Turístico da Cachoeira (próximo das 10:30).
Para comer, há o Restaurante Dom José (11 4028-5337), que fica em frente ao Completo, com comida caseira e pratos especiais preparados por José Conral. Também há o Restaurante Scallet (11 4602-3266), um dos mais tradicionais da cidade que apresenta a maior quantidade de pratos quentes e frios.
Não posso esquecer de falar da Empada Frita, um prato considerado bem cultural de Salto. Você encontrará umas das melhores empadas fritas no Krep’s Café (11 4029-2017), ao lado do Restaurante Scallet. O único problema é que eles fazem tudo na hora, o que pode demorar entre 15 e 30 minutos. Peça antes de almoçar e pegue depois do almoço ou então ligue ante e faça a encomenda. As melhores são de frango, a de palmito e a de camarão.
.
.
Porto Feliz (1721)
Paredão salitroso no Parque das Monções,
em Porto Feliz/SP
Parque das Monções: Localizado nas margens do Rio Tietê é um dos locais mais frequentados pelos moradores e pelos visitantes de Porto Feliz. Foi inaugurado em 1920 e reinaugurado em 2010, o local foi muito importante nos séculos XVIII e XIX, pois no local era onde ocorriam as partidas e chegadas das Monções. No local há também um paredão salitroso, que deu origem ao primeiro nome da cidade: “Araritaguaba”.
Museu das Monções: Apesar de fechado para restauração (não há previsão do término) há um dos pedaços remanescentes de um batelão (barco usado na época das Monções), além de um grande acervo sobre o assunto.
.
Uma excelente opção para almoço em Porto Feliz é o Recanto das Araras (15 3261-1972). O local fica na SP-300, Rodovia Marechal Rondon, Km 133, sentido Porto Feliz-Tietê. A comida é de boa qualidade bem como o preço. Lá também é possível encontrar a “Cearense”, prato típico de Porto Feliz. É uma delícia! Vale à pena experimentar.
.
.
Tietê (Séc. XVII)
Igreja Matriz de Santíssima Trindade: Bela igreja localizada na região central da cidade.
Museu Cornélio Pires: Hoje abriga a biblioteca municipal.
.
.
MAIORES INFORMAÇÕES:
.
REALIZAR ESTE ROEIRO É FANTÁSTICO...
APESAR DE DAS DICAS DO TURISMANDO POR AI,
PROCURE UM GUIA DE TURISMO ESPECIALIZADO NESTE ROTEIRO.
SERÁ MUITO MAIS PROVEITOSO!
' Tel.: (11) 6190-868
; turismandoporai@r7.com
.
.
Nestes feriadões de novembro,
O Roteiro dos Bandeirantes é uma excelente opção
para você sair TURISMANDO POR AÍ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário