quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO: MUSEU A CÉU ABERTO


Museu a Céu Aberto
Além de morada do descanso eterno de pessoas ilustres,
o Cemitério da Consolação possui um rico acervo de
escultores famosos como Victor Brecheret

Escrever sobre o Cemitério da Consolação é escrever sobre a história da cidade de São Paulo, do Estado e do Brasil. O local é morada eterna de intelectuais, artistas, homens públicos e políticos.
O Cemitério da Consolação é o mais antigo da cidade de São Paulo, sendo inaugurado em 1858 por questão de saúde pública (para evitar a transmissão de doenças), vindo este a substituir o tradicional local de sepultamento da época: no interior das igrejas.
O local é bem tranquilo, nem parece um cemitério de São Paulo. Todas as vezes que fui, era raro encontrar pessoas transitando pelo local. Nesta última vez fui tentar puxar conversa com os coveiros que estavam no local. O mais velho, tanto de profissão quanto de idade não disse muito, pelo contrário, não quis falar e nem queria que o mais novo falasse. Mas... isso não foi suficiente para que o novo coveiro me dissesse a localização de alguns túmulos (mesmo sabendo que eu estava com um guia do local na mão), bem como algumas histórias que o povo conta e as atuais personalidades que visitam o local.
O Serviço Funerário oferece visitas monitoradas aos túmulos de personalidades ilustres (veja abaixo) e às obras de arte tumular deste importante cemitério paulistano. Se resolver ir fazer um tour sozinho pelo local, vá até a administração e solicite um folder com a localização dos túmulos e das obras de arte. É gratuito.
Apesar de rápida a visita pude relembrar a aula de arte tumular que tive no local quando ainda era estudante de turismo. Deixo aqui o convite para todos irem conhecer este lugar tranquilo e interessante, repleto de lindas obras de artistas nacionais e internacionais.

Confira quem está sepultado no Cemitério da Consolação.

Intelectuais, Artistas e Homens Públicos

Mário de Andrade / Líbero Badaró / Monteiro Lobato / Cesário Mota Júnior / Marquesa de Santos / Oswald de Andrade / Paulo Machado de Carvalho / Júlio de Mesquita / Franco da Rocha / Conde Francisco Matarazzo / Ramos de Azevedo / Anália Franco / Tarsila do Amaral /  Cícero Pompeu de Toledo / João Mendes / Emilio Ribas, etc.

Políticos

Carvalho Pinto / Armando Sales de Oliveira / Abreu Sodré / Campos Sales / Anhaia Melo / Washington Luís / Bernardino de Campos / Ademar de Barros / Jorge Tibiriçá, etc.

Maiores informações:

Cemitério da Consolação
Rua da Consolação, 1660 – São Paulo/SP
Entrada Grátis

Visitas Monitoradas:
' 55 (11) 3256-5919 ou 0800-10-9850
; http://www.prefeitura.sp.gov.br


Se você ainda não conhece
já está na hora de sair TURISMANDO POR AÍ!

Um comentário: