quarta-feira, 27 de outubro de 2010

GUIA DE TURISMO

 
Guia de Turismo
Quem é este profissional?

Nesta postagem irei abordar novamente o Guia de Turismo. Insisto neste profissional não só por causa de minha formação, mas sim de sua importância e benefícios que a atividade trás para todos: a agência, a excursão, ao patrimônio, etc. Volto a salientar que incorre em CRIME a participação equivocada dos “monitores”, conhecidos também como os “tios” frente à condução de grupos (assunto para outra postagem 1).
Deixo claro que nada tenho contra os mesmos, eu também já fui um, porém cada um na sua área. Guia é Guia e “tio” é “tio”. O Guia deverá conduzir o grupo e realizar as demais funções legais pertinentes e os tios deveriam atuar apenas na recreação e olha lá ainda, pois também é necessário ter formação para atuar na área (assunto para outra postagem 2).
Mas.... vamos lá!

Conforme já abordado pelo TURISMANDO POR AI, esta é a única profissão do setor de turismo a ser regulamentada pelo Poder Público (lei federal 8.623 de 28 de Janeiro de 1.993 e do Decreto Federal 946 de 01 de Outubro de 1993). Sendo assim, cabe a nós esclarecer e sanar as dúvidas de todos quanto a esta incrível profissão, pouco valorizada aqui no Brasil.
É desse profissional a responsabilidade de conduzir o primeiro olhar dos visitantes para a cidade e também despertar no morador a atenção para seu patrimônio, é o profissional que, através de estudos permanentes, pesquisa o roteiro, e apresenta a cidade (além de uma extensa lista de obrigações e deveres impostas pela legislação).
A sua presença é essencial (e obrigatória) porque aquele local visitado tem um significado, uma história. Então, cabe a este profissional apresentar a versão real dos fatos, quem construiu, época e todos os possíveis detalhes artísticos presentes no atrativo. Cabe ao Guia de Turismo zelar pela segurança de todo o grupo, fazer com que prestadores de serviços cumpram o que foi contratado,
Nos treinamentos que faço com estudantes do curso turismo (técnico), aspirantes a Guias de Turismo gosto sempre de salientar que “o Guia de Turismo é quem faz a viagem acontecer!”
Este profissional tem a capacidade de mudar a maneira do olhar do turista, valorizando o patrimônio e desvendando interfaces sociais.
O Guia de Turismo possui sua especialidade. Segundo o Sindicato dos Guias de Turismo do Distrito Federal (http://www.sindgturdf.com.br/pq_contratar.php), é classificado como:

GUIA REGIONAL: quando das suas atividades compreender a recepção, o traslado, o acompanhamento, a prestação de informações e assistência a turistas, em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais de uma determinada unidade da Federação, para visita a seus atrativos turísticos. Ex.: Um Guia de Turismo Regional DF só poderá atender grupo dentro do Estado do Distrito Federal.

GUIA DE EXCURSÃO NACIONAL: quando das suas atividades compreender o acompanhamento e a assistência a grupos de turistas durante todo o percurso da excursão de âmbito nacional ou realizada na América do Sul, adotando em nome da agência de turismo responsável pelo roteiro, todas as atribuições de natureza técnica e administrativa necessárias à fiel execução do programa. Ex.: Um Guia de Turismo Nacional (...) poderá acompanhar o grupo do seu estado para outras regiões do país (acompanhante). Chegando nas cidades é obrigatória a contratação do Guia Regional de cada Estado.

GUIA DE EXCURSÃO INTERNACIONAL: quando das suas atividades compreender as atividades do Guia de Excursão Nacional para os demais países do mundo;

GUIA ESPECIALIZADO EM ATRATIVO TURÍSTICO: quando das suas atividades compreender a prestação de informações técnico-especializadas, sobre determinado tipo de atrativo natural ou cultural de interesse turístico, na unidade da Federação para o qual o mesmo se submeteu a formação profissional específica.

Portanto creio que já deu para você ter uma breve noção das funções do Guia de Turismo e de sua importância. Se você é um Guia de Turismo, valoriza-se, cobre as diárias justas. Se você é de agência (turismo ou transporte), fique de olho no cumprimento da legislação, também há multas para a agência infratora e se você é um “turista”, exija a presença de um Guia de Turismo credenciado no Ministério do Turismo em suas viagens.


MAIORES INFORMAÇÕES:

SINDEGTUR/SP
(Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de São Paulo)
Largo do Arouche, 290, 6º andar, São Paulo/SP
' Tel.: (11) 3327-2104
; Site: http://www.sindegtursp.com.br/
; E-mail: contato@sindgetursp.com.br

SE VOCÊ PRECISAR DE UM GUIA DE TURISMO,
ENTRE EM CONTATO COM O TURISMANDO POR AI
QUE COM CERTEZA TEREMOS UM PARA TE INDICAR!
turismandoporai@r7.com

Saia TURISMANDO POR AÍ dentro da lei!

2 comentários:

  1. Bom dia!

    Meu nome é a Claudia e sou profissional da área de turismo, sou recém chegada a São Paulo(capital)e gostaria de informações onde posso fazer um curso na área de guia de turismo especialista em São Paulo. OBS: Já fiz um curso de guia de turismo nacional pelo Senac e desempenhei a função há alguns anos atrás. Quero voltar à àrea, entretanto, somente na capital.
    É a primeira vez que entro no seu blog, gostei da sua seriedade e compromisso profissional.
    Parabéns!
    Claudia - claudiasousa5@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Cláudia... inicialmente agradeço aos elegios do blog, que apesar das postagens serem um pouco antigas, a escolha dos temas a fazem parecer sempre atuais (com algumas exceções, é claro).

    Quanto ao local, sugiro que você entre em contato com o Centro Paula Souza (via site mesmo) e verifique qual é a unidade que contém o curso de Guia de Turismo Receptivo mais próximo de sua residência. É uma escola do Governo do Estado de São Paulo onde a educação e a qualidade andam juntas, em outras palavras, é escelente. Com a sua formação pelo SENAC como Guia de Turismo Nacional, basta você apresentar a documentação que será solicitada na escola e cursar apenas as aulas que você irá precisar no período de 6 meses (1 módulo).

    Existe ainda em São Paulo uma empresa/escola chamada ABL e Associados- Centro de Treinamento Avançado de Turismo. Apesar de não conhecer o trabalho pessoalmente, ouço boas referências sobre o local. Os cursos não são gratuítos, porém sei que eles dão bastante ênfase em São Paulo (Capital), que é exatamente o que você precisa.

    Junto a sua qualificação como Guia Regional SP, você também poderá entrar em contato com os lugares de interesse turístico e perguntar se oferecem cursos de qualificação para aquele determinado patrimônio. Em muitos lugares sei que possui para os Professore/Guias.

    Aproveitando ainda, sugiro que você procure o SINDEGTUR/SP, que é o sindicato de nossa categoria no Estado de São Paulo. Para os Guias de Turismo filiados o SINDEGTUR oferece muitos cursos focado para os Guia de Turismo. Se não me engano, em breve irá ter um curso no Memorial da América Latina (salvo engano), bem como os demais evntos que o mesmo desenvolve abrindo ainda mais o leque de oportunidades existente.

    Espero poder te ajudado e qualquer coisa, estou a disposição.

    Att.

    TURISMANDO POR AI!
    Guilherme Guarnieri

    ResponderExcluir