sexta-feira, 8 de outubro de 2010

AQUI NÃO É PEQUENÓPOLIS...


Aqui não é Pequenópolis!
Várias agências de viagens ainda possuem
pensamentos retrógrados

Estamos em pleno século XXI e ainda temos vários empresários, proprietários de agências de viagens com pensamentos retrógrados. O problema inicia-se quando um Guia de Turismo é contratado por outras agências, principalmente aquelas que os proprietários consideram como concorrentes diretas.
A eles, vale esclarecer que o Guia de Turismo é um profissional que presta serviços a quem o contrata (independente de quem seja) e que geralmente não possui nenhum vínculo trabalhista com o mesmo.
Os empresários ainda não acordaram. Não pararam para ver que o bom Guia de Turismo possui não uma ou outra agência que o contrata, mas sim várias. Outro aspecto de extrema relevância é que trabalhar fixo para um único local, nem sempre é interessante economicamente uma vez que o valor pago pelo contratante é muito inferior ao das diárias recebidas pelo Guia de Turismo autônomo (ou liberal, como muitos preferem).
Devido à falta de fiscalização do Poder Público, por vezes estas agências acabam realizando as saídas sem a presença do Guia de Turismo credenciado no Ministério do Turismo e enviam um Agende de Viagens ou então os Monitores, também conhecidos como os “tios” (estes não estão habilitados para realizar estas funções).
Tudo isso por MEDO! É isso mesmo, medo que o Guia de Turismo “roube” o cliente e o leve para outras agências. Um absurdo! O pior de tudo é em reuniões ouvir os proprietários destas agências dizerem que a localidade não tem Guia de Turismo. Se não enxergam o próprio umbigo, como querem gerir com sucesso uma empresa?
Não sei. O fato é que muitas vão “levando com a barriga” e que aos poucos vão perdendo mercado para as novas agências que são geridas com profissionalismo. Esta é a palavra certa: profissionalismo.
Quando houver profissionalismo podemos dar adeus ao pensamento interiorano de Pequenópolis.

Espero que os empresários acordem para a realidade
porque vamos seguir TURISMANDO POR AÍ sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário