sexta-feira, 26 de novembro de 2010

EMPADA FRITA

EMPADA FRITA
Quitute saltense é muito apreciado
desde a década de 1940

A data de origem da receita da Empada Frita de Salto permanece incerta. O que se sabe é que uma das mais conhecidas precursoras no seu preparo foi Diamantina Andriolli, popularmente conhecida como Dona Nena.
Pesquisas apontam que na década de 1940 as empadeiras preparavam esses quitutes, que já eram muito apreciados nessa época. Vendidas por meninos nas ruas de Salto, eles levavam as empadas ainda quentes em cestos de vime, que eram cobertos por guardanapos de tecido.
Ao longo de mais de meio século desenvolveu-se o hábito de abastecer os bares e lanchonetes da cidade e atender encomendas para festas e outros eventos, com as empadas no tamanho grande, tradicional, ou menores, entregues às dúzias e centenas.
Muitas mulheres de Salto são empadeiras e deve-se a elas a sustentação - até os dias de hoje - de uma tradição local, haja vista que a empada frita só é encontrada nesta cidade.
Por se tratar de uma tradição culinária tipicamente saltense, com uma considerável clientela de apreciadores a Empada Frita foi declarada bem de valor cultural para a comunidade local.
Com o tempo, a receita da empada frita foi passando das empadeiras para as aprendizes e dessa forma foi expandindo o seu preparo por várias senhoras de Salto, que seguem basicamente a mesma receita, cuja massa leva:
- Farinha de trigo;
- Água;
- Sal;
- Fermento;
- Gordura;
- Um pouco de cachaça.


Os recheios mais tradicionais são o frango e o palmito, mas também no passado já foi preparado com camarão e bacalhau.
Hoje, os recheios tradicionais permanecem e ainda são os mais solicitados, porém o camarão voltou a ser uma opção juntamente com outras novidades criadas pelas empadeiras dos dias de hoje, como a de brócolos com queijo, e as empadas doces de banana ou maçã com canela, que são servidas como sobremesa.

[FONTE: http://www.salto.sp.gov.br/empada.html]

Maiores informações:

Estância Turística de Salto
Secretaria da Cultura e Turismo
' 55 (11) 4029-4718
; http://www.salto.sp.gov.br

Venha provar este delicioso quitute e saia
TURISMANDO POR AÍ sem fome!

Nenhum comentário:

Postar um comentário